Em Renascer, Mariana (Theresa Fonseca) terá um destino diferente e sua ascensão vai de 0 a 100 em poucos capítulos. Embora tenha sido uma figura central na trama original, a interesseira perdeu destaque e sua história ficou desarticulada, o que não agradou ao público.
Na novela das nove da Globo, sem Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) e João (Juan Paiva), a personagem perdeu sua trajetória, e até sua vingança pelo homicídio do avô Belarmino (Antônio Calloni) foi deixada de lado. Outra questão abandonada foi a sua herança das terras do coronel.
Novo papel de Mariana em Renascer
Como dito por Clara Ribeiro, do Observatório da TV, Mariana assumirá um novo papel na história. Norberto (Matheus Nachtergaele) a encarregará de cuidar de sua venda enquanto ele parte em busca de Jacutinga (Juliana Paes) na companhia de Rachid (Almir Sater).
Dessa forma, Mariana se tornará a chefe do estabelecimento, desempenhando um papel de garçonete, sem grandes reviravoltas em sua vida. Há também a possibilidade de Mariana receber a posse da fazenda que pertencia a Belarmino, uma herança deixada por Inocêncio.
Isso permitiria que ela finalmente cumprisse seu desejo de se vingar do verdadeiro homicida de seu avô, que foi seu ex-marido. Mesmo assim, o vigarista não terá o mesmo final que na versão de 93.
Mudança de final na novela das nove da Globo
Na versão original, após um romance com Aurora, Mariana reatou seu casamento e cuidou de Inocêncio após uma terceira tocaia. No entanto, no remake, tudo indica que o fazendeiro ficará definitivamente com a produtora rural do Espírito Santo.