Fábio Porchat fez Jô Soares chorar, após rusgas e porrada: ‘foi um nó na minha cabeça’

Em relato a documentário exibido pelo Globoplay, Fábio Porchat detalhou a sua relação com Jô Soares.

PUBLICIDADE

O comediante Fábio Porchat fez revelações até então desconhecidas a respeito dos bastidores de sua relação com o falecido apresentador de televisão Jô Soares (1938-2022). Os comentários foram veiculados no documentário Um Beijo do Gordo, produzido e exibido pela plataforma de streaming Globoplay, expondo outros detalhes igualmente marcantes da trajetória artística do comunicador.

O comediante relembrou que o seu primeiro contato com Jô Soares aconteceu depois de uma ousadia de sua parte. Aos 18 anos, Fábio Porchat escreveu um material artístico e foi pessoalmente ao encontro do então apresentador para entregá-lo. “Ele falou: ‘o que é isso?’. Aí a produção veio atrás de mim e me levou de volta ao meu lugar”, recordou.

A estratégia deu certo. Pouco tempo depois, Jô Soares convidou Fábio Porchat para apresentar um número no palco de seu programa. Após a apresentação, o então jovem comediante teve a certeza de que seria ator, matriculando-se no dia seguinte em um curso de teatro na cidade do Rio de Janeiro.

Rusgas e porradas entre Jô Soares e Fábio Porchat

Tempos depois, Fábio Porchat, com uma peça de teatro em cartaz, foi convidado a retornar ao Programa do Jô como entrevistado. Contudo, a recepção seria bem diferente, com o apresentador lhe dando “porrada” [no sentido figurado, com palavras] a entrevista inteira.

“Foram 10 minutos em que o Jô só me dava porrada. Eu falei: ‘nunca mais vou voltar nesse programa. Para ser maltratado? Não quero! Não vou!'”, contou.

Fábio Porchat fez Jô Soares chorar

Anos depois, em 2016, Fábio Porchat foi contratado pela Record para apresentar o Programa do Porchat, exibido até 2018. Ao estilo talk-show, assim como o Programa do Jô, o comediante, apesar do desentendimento do passado, fez questão de apontar Jô Soares como o seu ideal de apresentador.

O comentário foi proferido publicamente em forma de texto publicado em uma revista na qual ele trabalhava. “Era um texto em homenagem ao Jô, dizendo que eu ia estrear meu talk-show e que era impossível fazer um talk-show no Brasil sem pensar no Jô”, relatou.

Jô Soares leu o comentário e se emocionou. Fábio Porchat recebeu uma ligação telefônica de Marcos Veras, pedindo que telefonasse imediatamente ao apresentador. “O Jô está querendo falar com você, ele está chorando”, ouviu do outro lado da linha.

Quando telefonou para Jô Soares, Fábio Porchat foi surpreendido com um pedido de desculpas. “Fábio, quero te pedir desculpas, porque eu fui menor, fui pequeno, não podia ter feito isso com você”, ouviu.

Jô Soares foi convidado ao programa de Fábio Porchat na Record

Daí em diante, as pazes entre Jô Soares e Fábio Porchat foram estabelecidas. Inclusive, dois anos depois, o veterano da TV Globo participaria do programa do humorista na Record, como convidado. Emocionado, Fábio Porchat disse ter sofrido um nó em sua cabeça, uma vez que o homem que tinha por inspiração no início de sua carreira estava sentado no sofá de seu programa, de formato idêntico.

“Foi um dos momentos mais emocionantes e potentes da minha vida, porque aí foi um nó na minha cabeça”, admitiu. O referido documentário foi incluído no catálogo da Globoplay na noite do último domingo, dia 28 de julho, e pode ser acessado pelos assinantes do serviço.