Um comentarista de televisão perdeu o emprego por conta de uma sequência de comentários polêmicos proferida durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Bob Wallard trabalhava para a Eurosport, uma rede de canais televisivos da Europa pertencente ao grupo Warner Bros.
O profissional havia sido escalado para a cobertura da prova de revezamento 4×100 metros livre feminino. A disputa aconteceu no último sábado, dia 27 de julho. O ouro ficou com as atletas da Austrália.
Comentarista é acusado de proferir fala sexista durante cobertura das Olimpíadas
Quando a prova acabou, o pódio foi montado para a cerimônia de entrega de medalhas. Como as atletas haviam acabado de concluir uma prova pesadíssima, houve um certo intervalo de tempo até o início da cerimônia de premiação.
Neste espaço de tempo, Bob Wallard proferiu comentários que foram compreendidos como sexistas por boa parte do público. Dentre outras coisas, o comentarista afirmou que as nadadoras olímpicas estavam demorando para subir ao pódio porque “estavam terminando [de se arrumar]”, acrescentando que as mulheres “andam por aí” e “se maquiam”.
“Bem, as mulheres estão terminando. Você sabe como elas são… andam por aí, se maquiam…”, disparou o profissional, que tem 40 anos de carreira dedicados à locução e aos comentários de eventos esportivos, com vasta experiência em coberturas de Jogos Olímpicos.
Canais Eurosport emitem nota ratificando a demissão de Bob Wallard
As declarações do comentarista rapidamente viralizaram nas redes sociais e causaram indignação em muitas pessoas. No domingo, dia 28 de julho, os canais Eurosport emitiram um pronunciamento, publicado pelo The Independent, ratificando a decisão pela demissão.
“Durante um evento da cobertura do Eurosport na noite passada, o comentarista Bob Wallard fez um comentário inapropriado”, iniciou o texto. “Para esse fim, ele foi removido da nossa lista de comentaristas com efeito imediato”, acrescentou o comunicado.