Recentemente, uma ex-apresentadora da Globo afirmou ter sido dispensada do cargo por ser considerada excessivamente bonita. Trata-se de Janaina Xavier, atualmente atuando no SporTV. A jornalista deixou a Globo em maio de 2022, após mais de duas décadas na emissora. Atualmente, ela comanda o SporTV News no horário do almoço e recentemente concedeu uma entrevista.
Durante o podcast, ela mencionou sentir que estava perdendo espaço na emissora por ser vista como bonita demais, enquanto o canal buscava por outros perfis. Janaina também comentou que a decisão da emissora foi de colocar uma menina mais cheinha e, inclusive, uma mulher negra.
Janaina Xavier acredita que foi demitida por excesso de beleza
“Teve um certo momento em que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’ e aí tinha aquela coisa de inserir a menina mais ‘cheinha’”, declarou. Ela continuou dizendo que agora eles preferem mulheres com narizes ‘grandes’ ao invés de ’empinados’, deixando de lado a ideia de “a bonita loira ou a loira de olho claro”.
A jornalista afirmou que sempre foi defensora da meritocracia e observou que a emissora estava priorizando mostrar diversidade, optando por contratar mulheres negras ou com corpos mais ‘cheinhos’ e fora dos padrões, em vez de mulheres consideradas muito bonitas ou peruas.
Vida profissional de Janaina Xavier
Janaína Xavier é uma jornalista esportiva brasileira que teve uma carreira de sucesso na TV Globo e no SporTV. Ela começou sua carreira bem cedo e se formou em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Janaína trabalhou por 23 anos no SporTV, onde se destacou como apresentadora. Ela completou 25 anos de carreira na TV em 2024, aos 43 anos. Janaína cresceu acompanhando as vitórias esportivas do pai, Raul de Paula Xavier, que quase se tornou um jogador profissional.