Os telespectadores que estão acompanhando o remake de Renascer verão nos últimos capítulos da trama que, mesmo após a sua morte, José Inocêncio (Marcos Palmeira) continuará a influenciar João Pedro (Juan Paiva) na gestão da fazenda e da produção de cacau.
Segundo Walter Felix, colunista do Na Telinha, o espírito do coronel aparecerá para dar conselhos ao filho, que assume os negócios da família após um emocionante acerto de contas no leito de morte do pai.
João Pedro sente a presença do pai
No último capítulo da novela, após um momento de reconciliação em que José Inocêncio pede perdão pelas humilhações e pela rejeição que impôs ao filho durante a vida, os dois finalmente se entendem e o patriarca morre nos braços de João Pedro. Com a morte do coronel, Mariana (Theresa Fonseca) também deixa a história, e João Pedro segue sua vida ao lado de Sandra (Giullia Buscacio), feliz e determinado a continuar o legado do pai.
Numa das cenas finais, enquanto João Pedro se atrapalha com as contas da fazenda, ele lamenta dizendo que não sabe como dará conta de tanta coisa sem a ajuda do pai. Neste momento, o espectro de José Inocêncio surge, invisível para o filho, e o encoraja: “Não desanime, meu filho! Você sabe muito mais que o teu painho quando ele chegou aqui. Confie!”.
João Pedro, renovado pelo incentivo que sente no ar, exclama com determinação que não irá desanimar, pois sabe que seu pai confiou nele para tocar os negócios da família.
Inácia também sente o espírito de José Inocêncio
Inácia (Edvana Carvalho), entrando no escritório logo depois, sente a presença de José Inocêncio. “Meu coronézinho tá aqui? Eu tô lhe sentindo” ela questiona, confusa, mas reconfortada. O espírito do coronel se aproxima, dá-lhe um beijo no rosto e pede para que Inácia cuide dos netos dele agora que ele jão não está mais aqui.