Em Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) vivenciará uma grande reviravolta em sua vida, após a separação de Mariana (Theresa Fonseca). Nos próximos capítulos, ele descobre que sua ex-esposa está hospedada na casa de João Pedro (Juan Paiva), o que o faz sentir-se traído.
Na novela das nove da Globo, o ricaço acusa os dois de o fazerem de bobo, especialmente depois que Sandra (Giullia Buscacio) também partiu, deixando o caminho livre para os jovens ficarem juntos. Cansado das acusações, João Pedro expulsa Mariana de sua casa, mas isso não leva a uma reconciliação entre ela e Inocêncio.
Inocêncio vai para Goiânia em Renascer
Conforme Clara Ribeiro, do Observatório da TV, logo depois, Inocêncio faz suas malas e viaja para Goiás para tratar de negócios. Lá, ele conhece Aurora (Malu Mader). Na versão de 1993, a fazendeira foi interpretada por Mara Carvalho.
A proprietária rural goiana se apaixona perdidamente por Inocêncio. Eles se envolvem e passam a noite juntos durante a estadia do produtor de cacau. Enxergando um futuro com Inocêncio, Aurora insiste para que eles fiquem juntos, seja em Goiás ou em Ilhéus, mas ele recusa.
Após esse breve romance, Inocêncio retorna à Bahia e reencontra Mariana. Os dois têm uma recaída e retomam o casamento, que perdura até o final da novela. No entanto, a vida de José Inocêncio se transforma em um verdadeiro inferno a partir desse ponto.
Emboscada na novela das nove da Globo
Após conhecer Aurora, Inocêncio vê a vida entrar em ruínas e é vítima de uma emboscada armada por Egídio (Vladimir Brichta), ficando em cadeira de rodas. Seus últimos dias são passados na cama, e ele morre após João Pedro remover o facão dos pés do Jequitibá-Rei, encerrando a trajetória do personagem.