Nos próximos capítulos da novela Renascer, levada ao ar na tela da Globo, após descobrir que Joana está completamente apaixonada por Zinha, Tião dá um fim em seu casamento com a caipira e se torna um líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Joana sempre amou muito Tião Galinha, mas nunca concordou com o desejo do marido de querer se tornar rico. Por conta disso, o caipira foi responsável pelos maiores tormentos da vida de Joana, que não suporta mais viver de migalhas.
Após conseguir se mudar para a casa de Jacutinga e ser contratada por Rachid, Joana consegue se estabelecer. Decidida a dar um futuro melhor para seus filhos, ela se recusa a acompanhar Tião Galinha em uma nova empreitada.
Joana decide seguir outro caminho e deixa Tião sozinho
Segundo André Romano, do site Observatório da Televisão, em uma das discussões, Joana deixa claro para Tião que não está mais disposta a embarcar nas loucuras dele, deixando-o livre para seguir sozinho. A caipira garante que irá continuar a tocar sua vida, garantindo que seus filhos tenham um futuro melhor do que o dela.
O que eles não imaginam é que a vida deles dará uma guinada inesperada. Isso porque Tião descobre que a mulher está apaixonada por Zinha, empregada de João Pedro. Dilacerado por dentro, o caipira resolve deixá-la de vez.
Tião se casa com Dalva
Contudo, haverá uma mudança significativa na vida de Tião, que, após muito sofrer, se tornará um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O caipira também encontrará o amor nos braços de Dalva, outra líder do movimento, com quem se casará.