Em Renascer, Tião (Irandhir Santos) é um dos personagens mais amados do remake da trama rural, tanto que os telespectadores têm manifestado preocupação com o possível desfecho trágico do personagem. Na versão original do folhetim, o matuto morreu após sofrer bastante nas mãos de seu patrão.
Na novela das nove da Globo, seu óbito aconteceu sem ele nunca ter alcançado o sonho de possuir um pedaço de terra. Ele foi preso sem culpa, acusado de dar um tiro em Egídio (Vladimir Brichta), e, de muita tristeza, tirou a própria vida, deixando Joana (Alice Carvalho) em choque, seus filhos e todos que o conheciam.
Morte de Tião Galinha em Renascer
Conforme Clara Ribeiro, do Observatório da TV, a morte de Tião na versão original foi escrita às pressas devido à saída do ator Osmar Prado após uma briga nos bastidores. No remake, o esposo de Joana já passou por muitos desses sofrimentos.
Em breve, ele se tornará um atuante na militância dos sem-terra, e a acusação de tentativa de assassinato contra Egídio deve acontecer em seguida. O verdadeiro atirador será Deocleciano (Jackson Antunes), como na primeira versão. Após ser preso, Tião Galinha deve ficar depressivo e morrer.
Roteiro pode ser alterado com fim diferente da novela da Globo
Contudo, conforme adiantado pelo jornal O Globo, o roteiro pode ser alterado para que a morte do personagem seja mais suave, evitando cenas chocantes de enforcamento. Ainda não se sabe como tudo ocorrerá, e há rumores de que a emissora está considerando manter Tião vivo, dado seu apelo popular entre os espectadores.