Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer verão nos próximos capítulos que Tião Galinha (Irandhir Santos) fará uma proposta que desagradará profundamente Joana (Alice Carvalho) na trama da TV Globo.
A cozinheira, já sem paciência para as ideias fantasiosas do companheiro, terá de se controlar para não explodir de raiva. As cenas, carregadas de tensão, estão programadas para serem exibidas entre sexta (14) e sábado (15).
Tião chama Joana para morar com ele em assentamento
Tião, após ser levado pelo pastor Lívio (Breno da Matta) para ajudar em um assentamento, volta para casa inspirado e propõe que eles deixem tudo para trás e lutem por um pedaço de terra. “E pensei se aquela num era uma vida pra nóis?“, dirá ele, esperançoso. Joana, distraída com um celular usado que ganhou de Zinha (Samantha Jones), mal presta atenção nele inicialmente.
A cozinheira, fascinada com as possibilidades do aparelho, é pega de surpresa pela ideia de Tião. “Azuretô das idêa ou o quê?“, dirá ela, já mostrando toda a sua insatisfação pelo rumo da conversa. “Vâmo se saí daqui dessa casa, pra ficá acampado ni bêra de estrada, Tião? Pra ganhá um pedacinho de terra sabe-se Deus quando e sabe-se lá Deus se vâmo?“, questiona Joana, evidenciando sua frustração com o sonho inalcançável do marido.
Joana decide não acompanhar mais Tião em suas loucuras
Tião, insistente, argumenta que seria melhor do que continuar servindo aos outros, mas Joana é rápida em rejeitar a ideia, dizendo que as únicas vontades que ela está servindo é as dos filhos e as dela mesma: “Aqui têmo casa, escola, trabáio“, ela afirma, destacando as conquistas que já possuem.
Ele ainda tenta convencê-la falando sobre a luta por um pedacinho de chão, mas Joana não se deixa abalar, dizendo para o marido pensar em tudo o que eles já passaram e no que Deus já colocou na vida deles. “Eu tô ganhâno um dinhêro que nunca nem vîmo… Os minino tão até estudâno!“, afirmará Joana. “Pela primêra veiz ni nossa vida, nóis num têmo que se preocupá c’o dia de amanhã“, ela exalta, enfatizando que deveriam estar agradecidos pelo que têm.
Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, a discussão é interrompida pela chegada dos filhos do casal, mas as palavras finais de Joana, ditas a si mesma, ressoam com determinação: ela não seguirá Tião em suas loucuras, mesmo que isso signifique criá-los sozinha.