Reynaldo Gianecchini revela problema de saúde: ‘vão te paralisando’

O ator contou que desenvolveu uma doença autoimune que afeta os movimentos do corpo.

PUBLICIDADE

Reynaldo Gianecchini revelou em um podcast que desenvolveu uma doença autoimune chamada síndrome de Guillain-Barré. O ator contou que está protagonizando um musical chamado “Priscilla, a Rainha do Deserto” e precisa ensaiar várias coreografias.

Durante os ensaios, Gianecchini percebeu algumas mudanças em seu corpo. Depois de ir ao médico, descobriu a síndrome e descreveu os sintomas dizendo que as mãos e os pés ficam paralisados. Para ele, estar no palco trabalhando ativamente é um milagre, devido à sua condição de saúde. “Tive uma coisa que chama Guillain Barré, que é uma doença autoimune, que eu seu próprio sistema imunológico, os seus nervos, vão te paralisando”, disse o ator.

Ele relatou que no início sentiu formigamento, mas achou que era algo ligado ao emocional. Certa vez, teve dificuldade de levantar da cama e, durante os ensaios, não tinha muito equilíbrio e caía a todo momento. Chegou a achar que tinha síndrome do pânico, mas, segundo ele, nunca havia manifestado uma crise de ansiedade tão forte, o que o fez se preocupar e procurar atendimento médico.

Quais são os sintomas clássicos da síndrome de Guillain-Barré?

Nessa síndrome, assim como em qualquer doença autoimune, o sistema imunológico ataca o próprio corpo. No caso da síndrome de Guillain-Barré, o corpo ataca o sistema nervoso. Entre os sintomas iniciais estão a fraqueza muscular e a ausência ou redução dos reflexos do corpo.

Acompanhamento médico

Reynaldo faz acompanhamento médico para monitorar sua doença e, devido ao que lhe ocorreu, pode-se dizer que ele está muito bem, pois não foi incapacitado de trabalhar. É necessário que ele continue fazendo o monitoramento do seu problema de saúde, mas, até o momento, tudo está sob controle.