Em novo trabalho na carreira como ator, Reynaldo Gianecchini publicou um vídeo em seu Instagram onde aparece dançando ao som de Vogue, da Madonna, durante um ensaio para interpretar Mitzi/Tick, uma das drag queens do musical Priscilla, Rainha do Deserto e deu o que falar na web.
Após assistir ao registro, Makayla Sabino, bailarina trans da cantora Iza, não se calou e detonou o vídeo em que o cantor aparece dançando. Com longo desabafo publicado nos stories de seu Instagram, a dançarina expôs o seu ponto de vista e explicou o motivo de suas críticas aos seguidores.
Bailarina de Iza detona vídeo de Reynaldo Gianecchini
O vídeo em que Gianecchini surge dançando em ensaio do trabalho causou revolta em Makayla Sabino, que não poupou críticas ao que viu. “Fico chocado em ver a galera do mundo da dança incentivando algo que está errado”, disparou a bailarina, ao dar início a seu desabafo na web.
Makayla apontou que Reynaldo Gianecchini não estaria errado em querer aprender e estudar a dança, mas a forma como tudo aconteceu estaria errada. A bailarina de Iza disse que “cultura ballroom”, expressada na dança do ator, foi criada para pessoas trans e pretas e detonou o conteúdo do vídeo. “É muito ruim ver isso sendo compartilhado como forma positiva”, disparou ela.
Apropriação cultural
Seguindo com as críticas, a dançarina falou sobre apropriação cultural e relatou que as pessoas estariam fazendo isso sem pagar nada. Segundo ela, Madonna se apropriou da cultura e profissionais da dança estariam fazendo o mesmo, conforme aconteceu com quem ensinou Gianecchini os movimentos da dança. “Parem de apoiar o que é errado. Parem de se apropriar do que não é de vocês”, detonou Makayla, revoltada com a situação.