Em Renascer, a grande vilã Mariana (Theresa Fonseca), apunhala José Inocêncio (Marcos Palmeira) e abandona o marido, decidida a encerrar seu casamento com João Pedro (Juan Paiva). A megera dá um ‘cala boca’ em seus rivais e até ri na cara da sua maior adversária.
Na novela das nove da Globo, exausta do relacionamento e consumida pelo ciúme do fantasma de Maria Santa (Duda Santos), a ardilosa prepara suas malas e encontra abrigo no antigo bordel. Mesmo lutando contra seu ódio, a personagem vai mostrar que tem muito rancor guardado.
Mariana tenta seduzir João Pedro em Renascer
Conforme Fábio Augusto, do Observatório da TV, sem ressentimentos, Mariana declara que irá seduzir João Pedro e partir com ele. Mostrando seu verdadeiro lado manipulador, ela investe no rapaz, deixando-o completamente rendido aos seus encantos.
A neta de Belarmino (Antônio Calloni) encontra o mocinho no mato e pede um beijo. O filho de Inocêncio, sem perceber as intenções dela, cede, e os dois quase se envolvem intimamente.
No entanto, o rapaz reconsidera e decide não trair Sandra (Giullia Buscacio) de maneira tão desonrosa. Ainda assim, Mariana sente que atingiu parte de seu objetivo e ri na cara da rival.
Mariana quer vingança na novela das nove da Globo.
Determinada, Mariana promete que vai conquistar João como forma de vingança contra Sandra e Inocêncio. Diferentemente da versão de 1993, a personagem está menos apática e com tramas mais intensas para conseguir o que tanto deseja: vingança de todos que contrariam as suas vontades.