Vídeo – Internado há 7 anos, situação de Maguila é a prova que o mundo dá voltas

A batalha mais dura da vida de Maguila é contra uma doença incurável, ex-atleta está internado desde 2017.

PUBLICIDADE

Maguila está de volta! Aos 65 anos, o icônico ex-boxeador apareceu nas redes sociais nesta quarta-feira, dia 10, durante uma sessão de boxe na clínica onde está internado desde 2017, localizada em Itu, no interior de São Paulo. Nesta pauta, você saberá como está o ex-lutador Maguila, em 2024, e os detalhes da doença contra a qual ele luta há 10 anos.

O ex-campeão brasileiro está em tratamento para encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença incurável causada pelos repetidos golpes na cabeça que sofreu ao longo de sua carreira.

Desde 2021, Maguila mantém perfis no Instagram e TikTok, onde compartilha aspectos de sua rotina na clínica, mostra os progressos em seu tratamento e interage com os fãs, matando a saudade daqueles que o acompanham.

Carreira de Maguila foi de grande sucesso – astro na década de 90

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, teve uma carreira profissional de 1983 a 2000, acumulando um total de 85 lutas oficiais, com 77 vitórias, sete derrotas e um empate. Em 1995, ele fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial dos pesos pesados pela Federação Mundial de Boxe. Sua carreira nos ringues terminou em fevereiro de 2000, após uma derrota por nocaute.

O diagnóstico de encefalopatia traumática crônica (ETC), também chamada de “demência pugilística”, foi confirmado em 2014. Esta condição neurodegenerativa progressiva causa declínio cognitivo, mudanças de comportamento e problemas de memória, devido à destruição dos neurônios causada por impactos repetidos na cabeça.

Lutador segue tratamento contra doença e se tratando desde 2014

Entre 2014 e 2016, Maguila passou por três clínicas e apresentou melhorias significativas na fala, locomoção e comportamento. Desde 2017, está em uma clínica em Itu, onde recebe tratamento paliativo que inclui o uso de canabidiol.