Em Renascer, após descobrir o assédio de Egídio (Vladmir Brichta) a Joaninha (Alice Carvalho), Tião Galinha (Irandhir Santos) toma medidas drásticas. O matuto consegue extorquir uma grande bolada do vilão.
Na novela das nove da Globo, livre do problema, o peão deixa a fazenda e assume uma função surpreendente. Em um acesso de raiva, Tião tenta agredir o vilão com um facão, mas é impedido por Dona Patroa (Camila Morgado).
Tragédia evitada em Renascer
Segundo Fábio Augusto, do Observatório da TV, para evitar uma tragédia, Dona Patroa exige que Egídio compense financeiramente o homem, valor oferecido para Joaninha em troca de favores indevidos. Sem alternativas, o vilão entrega uma grande quantia para Tião e o dispensa do emprego.
Diante disso, o trabalhador se muda com sua família para o antigo bordel. Rachid (Almir Sater) percebe a situação e rapidamente oferece emprego para Joana, depositando o dinheiro ganho em um banco. Enquanto Joaninha assume o cargo de governanta na casa, Tião se vê sem rumo.
Decidido a recomeçar, ele busca uma nova ocupação. Após uma troca de ideias com o Pastor Lívio (Breno da Matta), o peão revela sua decisão de se tornar um ativista pelos direitos dos trabalhadores. Seu propósito é auxiliar as pessoas simples a reivindicarem seus direitos e escaparem da exploração dos grandes proprietários de terras.
Tião Galinha vira palestrante na novela das nove da Globo
Dessa forma, Tião inicia uma série de palestras para os trabalhadores nas plantações de cacau. Ao tomar conhecimento disso, Egídio fica furioso e ordena que seus capangas ataquem violentamente o homem do campo.