Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer verão nos próximos capítulos que as histórias da fazenda ganharão novos contornos com um episódio curioso envolvendo a superstição em torno do diabinho de José Inocêncio.
Segundo Carla Bittencourt, colunista do Notícias da TV, o pastor Lívio se verá no meio de um dilema ao descobrir os problemas que Joana enfrenta devido à teimosia de seu marido, Tião Galinha, que insiste em chocar um ovo sob o braço na esperança de criar seu próprio diabinho.
José Inocêncio desacredita da inocência de Tião Galinha
José Inocêncio, ao tomar conhecimento dessa situação peculiar, decidirá intervir entregando ao pastor a garrafinha com um seu diabinho, tentando provar que tudo não passa de uma brincadeira. Diante de José Bento, Augusto e as outras testemunhas, ele tentará desfazer o mal-entendido. “O pastor veja com seus próprios olhos… É só um enfeite! E pode tirá a rolha, que ele não escapa!“, dirá José Inocêncio, tentando colocar um ponto final na crença absurda de Tião.
No entanto, o pastor Lívio, ao examinar a garrafinha e ouvir as histórias contadas, comentará sobre a inocência de Tião e como ele está convencido de que conseguirá seu intento. José Inocêncio, então, explicará que nunca teve a intenção de causar tal confusão, mas apenas queria desencorajar Tião de sua ideia absurda. “Aliás, a receita que dei pra ele seria pra desanimar qualquer um. O senhor imagine alguém pensar que será capaz de chocá um ovo debaixo do braço, por 21 dias e 21 noites! Com todo o respeito: só se for muito besta!“, dirá o fazendeiro, revelando sua estratégia.
As coisas se complicam quando José Inocêncio conta que, para desanimar Tião, ele inventou que, ao conseguir chocar o ovo, Tião perderia um ente querido. “E tem mais: pra desanimar o infeliz eu inda disse que na hora que o diabinho nascê, se ele consegui chocá o tal ovo, ele vai perder algum ente querido dele… E aqui, pastor, nesta sala, ele me disse que a mulé dele, ele queria dexá fora do trato, mas que tava disposto a entregá um dos filho“, revelará José Inocêncio, causando espanto em todos os presentes.
José Bento é mais um a zombar da maluquice de Tião
Em meio a história contada, Bento será mais um a zombar de Tião Galinha: “É o que dá acreditar nos causos de painho“, dirá ele. Pastor Lívio, preocupado com as consequências dessas crenças e brincadeiras, devolverá a garrafinha a José Inocêncio e o repreenderá: “O senhor devia saber que não se deve fazer pouco da crendice desse povo nem por brincadeira”. Sentindo-se arrependido, José Inocêncio pedirá ao pastor que convença Tião a procurá-lo para uma conversa, na esperança de esclarecer a situação e evitar maiores problemas.
Ao final, numa cena leve, Teca pedirá para ver o tal diabinho na garrafinha. José Inocêncio, com um toque de humor, permitirá que ela examine o enfeite, advertindo-a em tom de brincadeira: “Mas não me tire a tampa, que vai feder enxofre pela casa toda!“, dizendo isso enquanto todos observam com uma mistura de diversão e receio, encerrando a cena com um momento de descontração.