Em 2023 foram feitas várias publicações nas redes sociais divulgando sites que supostamente trariam benefícios para as mães, oferecendo um salário-maternidade. Só que o Governo logo entrou em ação e informou a todos que se tratava de um golpe.
Mas nos últimos dias estas divulgações voltaram a circular na web. Os internautas ficaram chocados ao se depararem com estes posts e começaram a acusar influenciadores e celebridades de divulgarem um golpe.
No X, antigo Twitter, é onde o movimento contra estes posts está ganhando mais força. Os usuários estão denunciando os famosos envolvidos no esquema, como aconteceu recentemente com Viih Tube, que passou a ser detonada.
Famosos são expostos na web e criticados
O portal Gov.br continua informando que se algum site divulga o salário-maternidade, é golpe e as pessoas precisam ficar atentas para não serem enganadas. “Não caia em golpe! Salário-maternidade é apenas no INSS. O INSS não utiliza intermediários para concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado“, informa o governo.
Além de Viih Tube e seu marido, Eliezer, outras celebridades estão sendo denunciadas através do X, entre elas: Paula Amorim, Claudia Raia, Tatá Werneck, Maira Cardi, Nicole Bahls. Vários outros famosos entram nesta relação.
Cidadão deve solicitar o benefício junto ao INSS
Há golpistas na internet prometendo agilizar o processo de recebimento do benefício. Para isto eles pedem dados pessoais e bancários dos interessados, sendo que em alguns casos pedem até dinheiro, alegando que se trata de uma taxa.
O portal Gov.br informa que os interessados em conseguirem o salário-maternidade devem acessar o Meu INSS, pela internet ou através do aplicativo e fazer a solicitação do benefício. Pelo próprio site é possível acompanhar o andamento do pedido, ou entrar em contato com o INSS pelo telefone 135.