Nesta última segunda-feira (1), Zileide Silva aproveitou uma reportagem exibida no Jornal Nacional para falar sobre seu transplante de córnea. Ela passou por um transplante devido a uma doença degenerativa na visão.
Zileide fez questão de agradecer a família da pessoa que fez a doação. “Numa hora extremamente difícil concordaram em doar das duas córneas que tenho hoje“, comentou a repórter da Globo.
Em seguida, a jornalista falou a respeito de um aplicativo que ajudará inúmeras pessoas a se tornarem doadores não só de órgãos, mas também de tecidos. O Supremo Tribunal Federal, juntamente com o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Saúde, disponibilizarão um aplicativo para que os brasileiros possam se registrar como doadores.
Jornalista explicou como manifestar o desejo de ser doador
Este sistema eletrônico recebeu o nome de AEDO – Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano. A partir desta terça-feira, dia 2, o aplicativo estará disponível e facilitará o processo.
Zileide Silva explicou que todos aqueles que quiserem manifestar sua intenção de se tornar um doador poderão se cadastrar no sistema. Este cadastro será acessado pelo Sistema Nacional de Transplantes e usar como comprovante de que aquela pessoa realmente quis ser doador.
Zileide agradeceu familiares do doador
“Isso pode ajudar na decisão dos familiares. Eu, Zileide, sou transplantada e agradeço às famílias que numa hora extremamente difícil concordaram em doar as duas córneas que tenho hoje”, disse a jornalista. Mas esta não foi a primeira vez que ela falou sobre o assunto na Globo.
Durante o Jornal Hoje, a jornalista também já comentou sobre a cirurgia. Zileide explicou na época que devido a uma ceratocone nos dois olhos, sua córnea foi afetada e sua visão já estava embaçada.