Nesta terça-feira, 26 de março, chega ao fim a novela turca Um Milagre na tela do canal TNT Novelas. Produzida e exibida pela Fox Turquia de setembro de 2019 a maio de 2021, a trama é dividida em duas temporadas. A trama protagonizada por Taner Ölmez emocionou milhões de pessoas, sendo enorme sucesso não só na Turquia, mas também em outros países.
Na Argentina, chegou a obter 19 pontos de audiência em seu último capítulo, atingindo o pico dos assuntos mais comentados naquele dia. Ali Vefa caminhou por ruas desertas da vida. De criança autista rejeitada pelo pai, que dizia que ele era um retardado, a viver em um abrigo após ser abandonado no momento mais difícil de sua vida, até se tornar um grande médico cirurgião.
O amor vence no final da novela Um Milagre
Ali e Nasli se casam, mas antes disso, Ali transforma uma enorme dor em oportunidade para fazer a esposa feliz. A mãe de Ali sempre teve muito medo do marido. Por conta disso, não teve coragem de se impor quando ele decidiu que não queria mais Ali, quando o filho mais velho, Ahmet, morreu para proteger o irmão mais novo.
Com a morte do pai, Ali pensou que a mãe teria vontade de estar ao seu lado no dia do seu casamento. Ali a procura, mas ela o rejeita, pois reconstruiu sua vida com outra pessoa e tem outros filhos. A mulher surpreende Ali e pede que o médico não a procure mais.
Ali então encontra o sogro e promove o reencontro entre ele e Nasli, tornando o momento do casamento um dos mais marcantes possíveis. Além do amor dos protagonistas, Gulin finalmente conquista Muhsin e os dois se tornam um casal. Ferman e Beliz decidem seguir juntos, ignorando qualquer tipo de diferença e envelhecendo juntos. Até Doruk consegue levar na festa uma paciente que conheceu no hospital e por quem se apaixonou.
Paternidade de Ali e terceira temporada
Quando uma produção é tão bem-sucedida dentro e fora de seu país de origem, é natural que a critica especializada e fãs esperem por uma sequencia da história com novas temporadas. Mesmo com a expectativa, a Fox Turquia declarou na época em que o último capítulo seria exibido que havia chegado a hora de se despedir de Ali Vefa, que provou que autistas podem ter uma vida normal, bem como possuem os mesmos direitos que pessoas neurotípicas.
Dessa forma, a história de Ali chegou ao fim sem possibilidade de continuidade, mostrando, inclusive, o médico já idoso nas imagens finais da trama. Já nos minutos finais do dramalhão, há uma passagem no tempo. Cenas compiladas e fotografias mostram a evolução dos personagens com o passar dos anos.
Ali é quem narra as emoções finais e revela que se tornou pai. Uma foto dele com o filho e a esposa ilustram que aquela missão estava cumprida: mesmo com todo o preconceito, Ali provou que é capaz e que o autismo não é uma limitação, mas apenas uma pequena parte do grande ser humano que ele se tornou diante das adversidades.