Em Renascer, na versão original, o papel de Kika foi desempenhado pela atriz Cláudia Lira. Atualmente interpretada por Juliane Araújo, a personagem enfrenta uma relação prejudicial com José Bento (Marcelo Mello Jr.), filho mulherengo e desonesto de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Na novela das nove da Globo, mesmo diante do comportamento machista e infiel do parceiro, Kika não se submete e não permanecerá nesse relacionamento por muito tempo. Ela decidirá pôr um fim à situação, mas continuará presente na trama.
Kika é uma personagem independente em Renascer
Conforme Clara Ribeiro, do Observatório da TV, Juliane Araújo concedeu uma entrevista ao Extra e disse que, na década de 1990, a personagem já exibia traços de independência e feminismo. Para a atriz, Kika é uma figura bastante consciente e vocal, a ponto de quase se tornar uma inconveniência.
Na versão original de Renascer, após romper o relacionamento com José Bento, Kika acabou se envolvendo com Egberto, um personagem que foi posteriormente alterado para Eriberto, o sócio de José Venâncio.
Quanto a Bento, seu desfecho provável será ao lado de Ritinha (Mell Muzzillo), que está esperando um filho dele. Desta forma, o charmoso e astuto Bento realiza o desejo de seu pai, que é ter um neto.
Reviravoltas na reta final da novela das nove da Globo
É importante ressaltar que em breve Ritinha será traída por Damião (Xamã), que se tornará amante de Eliana (Sophie Charlote). Por sua vez, a modelo também se envolverá com Egídio (Vladmir Bricht) e acabará herdando a fazenda do vilão.