Na trama de Renascer, as expectativas em torno do personagem Tião Galinha tomam um rumo inusitado e repleto de reviravoltas. Após receber instruções peculiares de José Inocêncio para chocar um diabo em uma garrafa, Tião se vê imerso em uma jornada peculiar, marcada pela busca de uma galinha preta virgem.
Sua dedicação ao cumprimento desta tarefa revela um lado obstinado de sua personalidade, já que se dispõe a andar com a ave por todo lado, atraindo olhares e comentários dos moradores locais.
Obsessão de Tião coloca seu casamento em risco
A saga para que a galinha bote o ovo nas mãos de Tião, sem que este toque o chão, apresenta um desafio ainda maior, revelando a crença e a esperança do personagem em alcançar seu objetivo insólito. A demora do processo gera conflitos inesperados, principalmente com Joana, sua esposa, evidenciando as tensões domésticas causadas pela obsessão de Tião. O desentendimento culmina com Tião passando noites fora de casa, acompanhado apenas de sua galinha, numa demonstração de seu comprometimento inabalável com a missão.
José Inocêncio passa a perna em Tião novamente
Segundo Fabio Augusto, colunista do Observatório da TV, a intervenção do Pastor Lívio traz um ponto de virada à história, ao revelar a Tião a verdadeira natureza de sua empreitada. A revelação de que tudo não passava de uma farsa criada por José Inocêncio desencadeia uma série de reações em Tião, que vão desde a incredulidade até a raiva. A busca por respostas e por justiça leva Tião até o coronel, na esperança de confrontar as mentiras que lhe foram contadas.
A astúcia de Inocêncio, porém, se mostra um passo à frente, armando uma situação para desmoralizar ainda mais Tião. Enquanto o pobre homem esbraveja, José Inocêncio colocará um ovo na gaiola onde a galinha se encontra. O fazendeiro, então, dirá que a galinha botou o ovo enquanto os dois discutiam, e que, pelo ovo ter tocado o chão, o pacto foi quebrado. Nessa hora, Tião ficará desnorteado, pois entenderá que todo o seu sacrifício foi em vão.