Em Renascer, logo após a contratação de Lu (Eli Ferreira), José Inocêncio (Marcos Palmeira) frustra um sonho da educadora. Demonstrando atitudes repulsivas, o coronel adquire uma nova inimiga poderosa na trama.
Na novela das nove da Globo, o conflito tem início quando João Pedro (Juan Paiva) decide apoiar os produtores locais de cacau, propondo a eles uma participação nos lucros da plantação. Ao tomar conhecimento da situação, o cacaueiro reage com indignação.
José Inocêncio humilha João Pedro em Renascer
Segundo Fábio Augusto, do Observatório da TV, José Inocêncio acaba humilhando o filho rejeitado, que opta por não confrontá-lo, buscando conforto nos braços de Morena (Ana Cecília Costa).
Surpreendida com a situação, Lu decide intervir em apoio a João. Com o objetivo de contribuir para a melhoria da condição da comunidade local, ela propõe a realização de aulas noturnas na escola, exclusivamente para adultos, visando educar e capacitar as pessoas da região.
No entanto, Inocêncio rejeita veementemente a proposta e expressa sua raiva em relação à professora. O homem repulsivo declara não ter o menor interesse em promover a alfabetização de adultos, argumentando que uma população instruída poderia representar uma ameaça futura para seus interesses.
Revolta de professorinha Lu na novela das nove da Globo
Lu, indignada com a atitude do coronel, decide romper relações com ele e pondera a possibilidade de deixar a vila. Entretanto, Morena, insistindo para que a amiga permaneça. Diante dessas palavras, Lu decide declarar guerra a Inocêncio, determinando-se a não se curvar mais diante dos abusos.