Nos próximos capítulos da novela A Gata, Virgínia será operada. O objetivo é que a menina enxergue pela primeira vez. Assim como sua mãe, que tinha o mesmo nome, a garota nasceu cega, mas o médico descobriu que sua condição poderá ser revertida com uma cirurgia.
Centavinho leva a filha para se internar. A cirurgia é um sucesso e começa a expectativa para quando a menina estiver pronta para tirar a venda dos olhos, e descobrir se realmente conseguirá enxergar.
Virgínia vê pela primeira vez
O médico tira a venda dos olhos da criança. Centavinho fica ao lado da filha, sem dizer nenhuma palavra. A menina consegue enxergar e reconhece Centavinho como seu pai. O rapaz pergunta como ela sabe que ele é seu pai, se não disse nenhuma palavra para que reconhecesse sua voz.
Virgínia olha para o pai e justifica: ‘Somos da mesma cor”, e se abraçam. Centavinho se emociona com a conquista da filha e se recorda da esposa, que faleceu no dia do parto. Centavinho então pega uma foto da esposa e mostra para Virgínia, que a beija com carinho.
Virgínia é rejeitada pela avó
Lorena sempre rejeitou Virgínia, bem como Letícia. A mulher só se interessa por Paulinho, e tenta fazer do menino uma extensão dela mesma. Certo dia e antes da operação, Virgínia fará uma triste confissão aos tios e ao pai.
Virgínia revela que a avó disse que não a beija, pois ela é negra. Paulo, Esmeralda e Centavinho ficam revoltados de a mulher dizer isso para uma criança. Letícia, apesar da pouca idade, já aceitou que a avó a detesta, então nem se surpreende com as palavras duras de Lorena.