Nos últimos capítulos da novela Abismo de Paixão, Carmem não conseguirá aceitar sua nova condição. Após sofrer um grave acidente, Carmem tem parte das duas pernas amputadas. A dor de nunca ser a mesma mulher sensual e poderosa de antes acaba com a vontade de viver da vilã.
Sem que ninguém veja, Carmem consegue pegar uma tesoura cirúrgica e esconder debaixo do lençol em seu quarto de hospital. A mulher então deseja falar com Elisa pela última vez. Elisa, mesmo não se dando bem com a tia, decide vê-la.
Carmem faz confissão para Elisa
Elisa adentra o quarto de Carmem e pergunta como ela se sente. Carmem mente que há cada dia se sente melhor. Elisa diz que a tia não parece bem e fala que vai chamar um médico. Carmem pede que ela não vá. A vilã pergunta se Elisa sabe por qual motivo sempre a odiou.
Elisa diz que pode imaginar. Carmem afirma que odeia Elisa, pois ela representa o amor, algo que ela nunca pôde ser ou ter. Carmem diz que Elisa é o resultado do amor que existiu entre seus pais. Elisa chora e mais uma vez diz que vai chamar um médico, mas Carmem pede que não vá, pois ela ainda não terminou.
Carmem tira a vida diante de Elisa
Carmem revela quem foi o único homem que ela amou, e lamenta que teve que vê-lo partir. Carmem segue estranha, com o rosto suando. A vilã derruba a tesoura cirúrgica no chão, e gotas de sangue começam a pingar. É possível ver que sua cama também está suja com sangue.
Elisa se desespera, se dando conta que a tia cortou os pulsos. Carmem começa a se agonizar, já que perdeu bastante sangue enquanto falava com a sobrinha. Elisa corre para pedir ajuda, mas é tarde demais, e Carmem morre diante da jovem.