Em um emocionante desenvolvimento na trama de Renascer, Damião e Ritinha finalmente selam seu amor em uma cerimônia simples na capela da vila. A ausência de Inácia, mãe de Ritinha, marca profundamente o evento, já que ela decide não comparecer por não concordar com a união de sua filha.
Segundo o GShow, esse momento de felicidade para o casal é contrastado pela dor da rejeição materna e pela morte de um ente querido de Ritinha logo após a cerimônia.
Damião se arrepende de ter dado o nome do mandante para Chico
Apesar do contexto alegre, o enredo toma um rumo mais sombrio quando Chico, o pai de Ritinha, confronta Damião sobre seu passado obscuro. Chico está determinado a buscar vingança contra o homem que Damião identificou como responsável por um plano mortal contra José Inocêncio.
O diálogo entre Damião e Ritinha após a cerimônia revela as difíceis escolhas que os personagens precisam fazer: “Eu num tinha nada era que tê dado a teu painho o nome daquele desinfiliz“, dirá o ex-matador. Ritinha, no entanto, dirá que ele fez a escolha certa, já que trocou o nome do mandante pelo casamento entre os dois.
Chico morre nos braços de Damião
O ápice do drama ocorre com a morte súbita de Chico, que desfalece após vestir suas roupas de vingança, um momento que une Damião e Ritinha em um novo desafio. A promessa que Chico exige de Damião no leito de morte é um momento carregado de emoção e significado, estabelecendo um novo curso para a história e testando os laços entre os personagens.
“Jurei a sô Zé Inocêncio que num ia dexá ninguém vim no rastro dele ‘tra veiz… jurei que só ia matá se fosse por ele… por Ritinha… ou por Inácia… Num posso largá dessa promessa! […] Palavra?“, dirá Chico nos braços de seu genro. Damião então então dará sua palavra e o pai de Ritinha morrerá no mesmo instante.