Renascer: Globo toma decisão sobre criaturinha na garrafa, que é o queridinho de José Inocêncio

Globo teme afastamento de público em Renascer e toma decisão na novela das nove.

PUBLICIDADE

Em Renascer, são incorporadas várias mitologias e crendices populares em sua narrativa, com destaque para a figura da “criaturinha na garrafa”. Na trama, o protagonista, José Inocêncio (Marcos Palmeira), passa a venerar o objeto, acreditando que seja a entidade responsável por sua prosperidade.

Na versão original da novela das nove da Globo, veiculada em 1993, a criatura na garrafa desempenhava um papel crucial na trama, envolvendo outros personagens, como Tião Galinha (Irandhir Santos), que se obcecava pela lenda e tentava adquirir seu próprio diabinho a todo custo para transformar sua vida, assim como José Inocêncio.

Trama suavizada em Renascer

Segundo Renan Santos, do Resumo das Novelas On, na versão atual da novela, atualmente em exibição, a Globo procura suavizar a trama em torno do objeto, chegando ao ponto de ocultar a representação da entidade, com receio de afastar o público mais religioso.

De acordo com a jornalista Luiza Santiago, do jornal O Globo, a emissora está realizando edições em algumas cenas do folhetim, especialmente aquelas em que José Inocêncio exibe a garrafa. A abordagem do canal visa agora apresentar a figura de forma menos óbvia, fazendo uso de efeitos de computação gráfica para alcançar esse objetivo.

Durante a primeira fase do folhetim, por exemplo, na cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) coloca a garrafa próxima ao altar de Nossa Senhora, a representação da criatura, originalmente destinada a ser mais evidente e dançante, foi suavizada após as alterações na trama.

Diretor muda estratégia nas novelas da Globo

Importante destacar que o atual diretor-executivo da emissora, Amauri Soares, tem demonstrado uma postura rigorosa em evitar conflitos com o público cristão que sintoniza a Globo. Suas diretrizes têm influenciado diversas mudanças na programação e nas novelas do canal.