Nos próximos capítulos da novela Renascer, Damião mudará de lado. Após o rapaz chegar na cidade ao ser contratado para matar José Inocêncio, o matador vê sua vida mudar ao se apaixonar por Ritinha.
José Inocêncio até tenta convencer Inácia e Chico a apoiarem o desejo de Damião e Ritinha de se casarem, mas os dois não querem a moça casada com um bandido. Damião garante para José Inocêncio que será fiel a ele dali para frente. Quando isso acontece, José Inocêncio já saberá que o peão foi contratado para o matar.
Damião se casa com Ritinha e some
Com muito custo, Chico propõe um acordo para Damião: o futuro genro diz quem o mandou matar José Inocêncio, e ele tem autorização para casar com Ritinha. Damião revela quem o contratou e o casamento acontece.
Inácia não concorda com a decisão de Chico e decide ir embora de casa. José Inocêncio a acolhe e a mulher ganha um quarto na casa do fazendeiro. Inácia não comparece no casamento de Ritinha, e uma tragédia marca a cerimônia.
Chico acaba morrendo, mas em seus últimos suspiros, ouve de Damião que a partir daquele momento, ele será o protetor de José Inocêncio. Apesar de toda a paixão por Ritinha e mudança de Damião, o rapaz desaparece depois do casamento, causando estranhamento e preocupação em Ritinha.
Damião comete crime bárbaro para proteger José Inocêncio
Ritinha cansa de esperar que Damião apareça e conta para José Inocêncio sobre o sumiço do marido. O fazendeiro já fica com a pulga atrás da orelha, pensando que o matador sumiu para fazer algo errado.
Enquanto isso, Damião encontra o homem que o contratou para matar José Inocêncio e o executa, a fim de que a vida do patrão não esteja mais correndo perigo. O que Damião não sabe é que o homem que ele matou, é apenas um intermediário de uma pessoa muito poderosa e que continuará atormentando o fazendeiro.
Quando Damião retorna para a fazenda, José Inocêncio o interroga, querendo saber o motivo de seu sumiço. Damião conta o que fez para impedir que o bandido contratasse outra pessoa para matar José Inocêncio. Deocleciano então avisa Damião que ele agora está em perigo, pois ao matar esse homem, outras pessoas podem querer vingar a sua morte. Tanto José Inocêncio, quanto Deocleciano estão convictos de que foi Egídio quem mandou matar o fazendeiro.