Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer, já viram que o sucesso de José Inocêncio é cercado de histórias mirabolantes. O próprio fazendeiro não faz questão nenhuma de esconder que possui um diabinho dentro da garrafa, que segundo alguns comentários, é quem o protegeu das várias tocaias que sofreu.
Para se ter uma ideia, José Inocêncio chegou em suas terras com uma mão na frente e outra atrás, e ainda teve seu couro arrancado pelos capangas de um coronel que comandava a região. Mesmo assim ele não morreu e conseguiu fazer fortuna em suas terras, enquanto os outros coronéis viram seus impérios terminarem devido uma praga que assolou o cacau na época.
Tião Galinha fica obcecado pelas histórias de José Inocêncio
Segundo Marcos Henderson, colunista do Diário24h, quem ficará entusiasmado com essas histórias será Tião Galinha, um pobre catador de caranguejo que cansou de ver os filhos passarem fome. Nos últimos capítulos, Tião conseguiu trabalho e moradia na fazenda de coronel Egídio, mas lá, além de sua esposa ser constantemente assediada pelo patrão, ele sofrerá todo o tipo de humilhação.
Pensando em mudar de vida, e ter finalmente o seu próprio pedaço de chão, Tião Galinha ficará obcecado em ter um diabinho igual ao de José Inocêncio. O pobre trabalhador chegará ao ponto de ir até a fazenda vizinha para procurar o famoso produtor de cacau que tem o corpo fechado.
Tião aceita dar um de seus filhos para ter seu próprio diabinho
Caso o remake de Bruno Luperi siga o texto original de Benedito Ruy Barbosa, José Inocêncio dará a Tião Galinha uma receita fantasiosa para ele conseguir o seu próprio diabinho. Percebendo a ingenuidade de Tião, Inocêncio inventará uma história de que ele terá que arrumar uma galinha totalmente preta, sem nenhuma mancha. Para complicar a situação, Tião terá que assegurar que a galinha escolhida é virgem.
O fazendeiro continuará sua história dizendo que Tião terá que andar com essa galinha para cima e para baixo, para não correr o risco dela botar seu primeiro ovo sem que Tião note. Segundo a receita de Inocêncio, a galinha botará um ovo na noite de sexta-feira santa, e desse ovo nascerá o capetinha. Após o ovo ser botado, Tião terá que matar e enterrar a galinha, tendo ele mesmo que chocar o ovo em seu sovaco durante vinte e um dias.
Inocente que só ele, Tião Galinha acreditará em toda a história contada por José Inocêncio, e, para dificultar um pouco mais, o fazendeiro colocará uma escolha dramática no caminho de Tião: no momento em que o diabinho nascer do ovo, Tião terá que escolher um dos filhos para ser sacrificado. O pobre pensará bem, mas aceitará o desafio. “Eu vou sacrificar um pra salvar o outro e o resto dos fii qui eu vô fazê cum minha Joana dispois qui a gente inricá”, dirá Tião.