Em Renascer, depois de ser abandonado de forma decisiva por Mariana (Theresa Fonseca), João Pedro (Juan Paiva) inicia uma amargura bem parecida com a de seu pai. Diariamente, ele insiste em propagar a opinião de que a jovem será responsável pela possível morte de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Na novela das nove da Globo, Inácia (Edvana Carvalho) recebe novos motivos para suspeitar das verdadeiras intenções de Mariana, estendendo suas desconfianças até a imaginação de João Pedro. Diante desses acontecimentos, o jovem toma uma atitude cabulosa ao flagrar Mariana segurando uma arma.
Defesa de João Pedro em Renascer
Conforme dito por Marcos Henderson, do Diário 24h, de forma impulsiva, como é seu estilo, João Pedro energiza sua ação incitado pelo horror, sem oscilar em retirar o artefato das mãos de Mariana.
Defendendo o seu pai com ‘unhas e dentes’, o mocinho a imobiliza com determinação, agindo como alguém que está impedindo a ocorrência de um ato criminoso. Entretanto, essa cena também provoca uma tensão romântica entre os dois, causando desespero em José Inocêncio.
Este período se revelará crucial para o mocinho, que decide desistir de deixar a fazenda e retorna de cabeça baixa para buscar a autorização de seu progenitor. Como antecipado, o rico fazendeiro mantém seu olhar impassível de sempre, mas, eventualmente, aceita o retorno do filho.
Repreensão a Mariana na novela das nove da Globo
Futuramente, José Inocêncio repreende Mariana pelos olhares suspeitos direcionados a João Pedro e questiona sua esposa sobre seus verdadeiros sentimentos em relação a ele. Com dignidade, ela assegura ao fazendeiro que não tem intenção de substituí-lo, apesar de lutar contra pensamentos relacionados ao filho de seu marido.