Com os Jogos Olímpicos de Paris se aproximando em julho, a Globo, reconhecida por seus recordes de audiência televisiva durante as competições olímpicas, demonstra preocupação em relação ao futebol masculino, cuja seleção nacional não garantiu uma vaga após uma derrota para a Argentina por 1 a 0 no Pré-Olímpico.
A emissora, que historicamente registrou altos índices de audiência com a exibição dos jogos da seleção masculina durante as Olimpíadas, agora enfrenta incertezas em relação a essa fonte de receita comercial. Os jogos do futebol masculino eram considerados uma peça-chave nas negociações com patrocinadores e o Comitê Olímpico Internacional (COI), e sua ausência pode resultar em uma média de audiência abaixo do esperado.
Futebol masculino é sinônimo de boa audiência
Embora a seleção olímpica seja composta principalmente por jogadores com menos de 23 anos e sem as grandes estrelas do futebol, a Globo já colheu resultados muito satisfatórios com a exibição do futebol masculino.
Em 2008, Brasil x Argentina pelos Jogos de Pequim anotou 21 pontos. Em 2016, a final entre Brasil e Alemanha registrou impressionantes 38 pontos de média e picos de 43. Em 2021, o bicampeonato em Tóquio registrou 21 pontos de média e picos de 24. Os dados são da Grande São Paulo.
Futebol feminino confirmado
Sem o mesmo apelo, o futebol feminino está confirmado nos Jogos de Paris. A Globo, que está em processo de negociação de pacotes comerciais com patrocinadores para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, planeja uma abordagem semelhante à adotada durante os Jogos de Tóquio, em 2021, quando não enviou uma grande equipe de jornalismo para fazer a cobertura presencial. O Central das Olimpíadas terá a condução de Tadeu Schmidt.