O julgamento do jogador Daniel Alves chegou ao fim na última quarta-feira (3), após três dias de tribunal. Agora, o atleta, que é acusado de estupro, espera pela sentença do Tribunal Provincial de Barcelona.
O julgamento do brasileiro pode até ter chegado ao fim, no entanto, conforme informações divulgadas pelo portal ge, não há um prazo certo para serem divulgadas uma sentença final. Porém, estima-se que todo o trâmite demore cerca de um mês para chegar ao fim, mas também cabe recurso no Tribunal de Apelação.
Acusado de estupro, Daniel Alves pode ser condenado há 12 anos de prisão, pena máxima para este tipo de crime na Espanha, onde o suposto crime teria acontecido. Inclusive, 12 anos de prisão foi o que foi pedido pela advogada Ester Garcia, que representa a suposta vítima.
Pena mínima para estupro na Espanha é 4 anos
Antes do início do julgamento de Daniel Alves, o Ministério Público chegou a pedir prisão de 9 anos, caso o atleta seja condenado. No entanto, ao final do julgamento, foi destacado pelo órgão que o caso não seria merecedor de uma pena mínima, que seria de 4 anos, conforme as leis espanholas.
Advogada de Daniel Alves pede absolvição do atleta
Na Justiça espanhola, a defensora de Daniel Alves, Inés Guardiola, pediu que o atleta seja absolvido. Além disso, em caso de condenação, a advogada também preparou alguns atenuantes, como intoxicação alcoólica, além da reparação de dano no valor de 150 mil euros (R$ 802 mil se convertido o valor em moeda brasileira). A defensora pontua ainda uma violação do direito fundamental do réu, alegando que houve o início de uma investigação sem o conhecimento do jogador.