Nos próximos capítulos da novela A Gata, Domênico, também conhecido como italiano, decide se vingar de Esmeralda por ela nunca ter aceitado se casar com ele. Começa a julgamento para decidir o futuro de Paulinho e Letícia e o bandido promete surpreender muita gente.
Mariano é o advogado de defesa de Esmeralda e chega a confrontar o juiz, dizendo que aquele julgamento está viciado. A audiência prossegue e uma testemunha é chamada. Todos se surpreendem quando falam o nome de Domênico e o comerciante adentra a sala de audiência com cara de poucos amigos.
Domênico mente sobre Esmeralda
Esmeralda grita diante de todos que nada do que Domênico falar é verdade e que ele não deve ser ouvido como testemunha. De nada adianta e o bandido começa a depor. Domênico mente que não tinha uma vez que Esmeralda não se oferecia para ele quando morava no lixão.
Silencioso fica furioso ao ouvir o italiano falar. Domênico diz ainda que todos os dias Esmeralda o procurava para pedir comida e aproveitava para se oferecer para ele. Também afirma que a moça o enlouqueceu tanto que ele chegou a pedi-la em casamento.
Nesse momento, Silencioso se altera e ameaça matar Domênico, que diz que Esmeralda buscou seus braços. Esmeralda volta a questionar diante de todos quem está pagando Domêncio para contar aquelas mentiras.
Esmeralda perde a guarda dos gêmeos
Não só Domênico inventa mentiras sobre Esmeralda, mas João paga outras pessoas para mentirem na audiência. O relato mentiroso do italiano, entretanto, acaba pesando mais. O juiz acusa Esmeralda de ter uma honra suspeita.
Esmeralda se ajoelha, implorando que o juiz não tire seus filhos. Todos ficam desesperados e sem saber o que fazer para ajudar Esmeralda. O juiz diz que Esmeralda tem um tempo para se despedir dos filhos, pois eles agora vão morar com o pai.