William Bonner e Renata Vasconcellos apresentam o Jornal Nacional na TV Globo e levam as notícias mais importantes do dia aos telespectadores. Na edição desta sexta-feira (2), uma das reportagens de destaque foi sobre uma situação alarmante que preocupa todo o Brasil.
“Aqui no Brasil, em janeiro, o mosquito Aedes aegypti espalhou a dengue por todas as regiões”, disse Renata Vasconcellos durante o telejornal mais assistido da TV brasileira. Reportagem do telejornal mostrou que a cidade do Rio de Janeiro e o estado de Minas Gerais decretaram epidemia. A situação também preocupa nos estados do Paraná e do Acre, além do Distrito Federal.
Dengue
A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente se manifestam de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, fadiga e erupção cutânea.
Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a dengue grave, também conhecida como dengue hemorrágica, caracterizada por sangramento, queda repentina da pressão arterial e danos aos órgãos vitais. É importante estar ciente desses sintomas e procurar atendimento médico imediatamente se houver suspeita de dengue, especialmente em áreas onde a doença é endêmica.
Notícia que preocupa os brasileiros
O Jornal Nacional informou que a ajuda médica deve ser procurada assim que sentir sintomas que indiquem que pode ser dengue. Se não tratada, a doença pode levar à morte. Combater os criadouros do mosquito também é fundamental.