Rafael Cardoso é mais um que deixa de ter contato fixo com a Rede Globo. O ator estava na emissora há 15 anos e como era bastante requisitado chegou a emendar várias novelas, seu último trabalho no canal foi em Cara e Coragem, história de Claudia Souto. Nessa trama, que ocupou a faixa de horário das 19 horas, ele interpretou o vilão Rômulo Dias.
De acordo com informações publicadas no jornal carioca O Globo, o contrato de Rafael Cardoso com a Rede Globo só terminaria no próximo mês de abril. No entanto, a alta direção do canal decidiu antecipar o término do seu compromisso de exclusividade, o que aconteceu no final de 2024. Diante disso,o ator poderá realizar trabalhos na casa apenas por obra certa.
O ator passará a se dedicar ao cinema
Longe da televisão, Rafael irá se dedicar apenas ao cinema. Já está acertada a sua participação como protagonista do filme Festival de Barretos cujo tema principal é a história de um amor proibido. O argumento tem a assinatura de Marcio Trigo e Claudio Torres Gonzaga.
Ele chegou a fazer figuração em programas como Minha Nada Mole Vida e A Diarista e na novela O Profeta. Seu primeiro papel de destaque foi em Beleza Pura, que a Rede Globo exibiu no decorrer de 2008.
Durante a sua longa permanência de 15 anos na Rede Globo, o ator teve importantes personagens em muitas novelas como Ti ti ti, Joia Rara, Império, Sol Nascente, Além do Tempo, Espelho da Vida e Salve-se Quem Puder, entre outras. Também marcou presença em séries, minisséries e seriados
Rafael Cardoso foi substituído por Thiago Lacerda
Alegando problemas pessoais causados pelo fim do seu casamento com Mariana Bridi, Rafael deixou o elenco de Amor Perfeito, onde viveria Gaspar, o grande vilão da trama. Com a sua saída, o personagem foi vivido por Thiago Lacerda.