Em Renascer, a morte de Santinha (Duda Santos) ocorre logo após o nascimento de João Pedro (Juan Paiva), provocando uma intensa revolta em José Inocêncio (Humberto Carrão). O coronelzinho, tomado pelo inconformismo, decide abandonar o cortejo fúnebre que se dirige ao cemitério.
Na novela das nove da Globo, essa não será a única reação impactante do fazendeiro. Pai de outros três meninos, o viúvo de Maria Santa responsabiliza o caçula pela trágica situação envolvendo a mãe, recusando-se a reconhecê-lo como seu legítimo herdeiro.
Tragédia assola José Inocêncio em Renascer
Conforme a redação do Na Telinha, na véspera da chegada do bebê, a filha de Venâncio (Fábio Lago), Santinha, percebe a ausência dos movimentos do filho em sua barriga, mas opta por manter em segredo essa preocupação. Ela começa a experimentar dores intensas, distintas das sensações anteriores durante os partos.
José Inocêncio sente que está perdendo a esposa e pede que a dona do bordel salve a vida da sua amada. Entretanto, Jacutinga salva a vida da criança, conforme a vontade da mãe. Em seguida, Santinha falece.
Cortejo de Santinha na novela das nove da Globo
O coronelzinho se debruça no corpo da amada e chora copiosamente. No enterro, quando está a caminho do cemitério, José Inocêncio para e faz um pedido a padre Santo.
José Inocêncio pede que o padre cuide de encaminhar a alma dela a um bom lugar, porque não vai aguentar vê-la indo embora para sempre. Logo após a cerimônia, o pároco vai à residência do viúvo pedir-lhe que ele se acalme, e lhe dá um sermão épico, reforçando que o mocinho tem quatro filhos para criar.