Em Renascer, os momentos que precedem a trágica morte de Maria Santa (Duda Santos) sugerirão que ela estará pressentindo o pior. À espera de seu quarto filho, a dona de casa notará, uma semana antes do previsto para o parto, uma estranha ausência de movimentos do bebê em sua barriga.
Na novela das nove da Globo, durante o doloroso momento do parto, Santinha clamará pela assistência da Virgem Maria. Uma figura luminosa surgirá próxima a ela, embora Jacutinga (Juliana Paes) e Inácia (Edvana Carvalho) não possam testemunhá-la.
Tristeza em Renascer
Segundo Márcia Pereira, do Notícias da TV, quase desfalecendo, Maria Santa abrirá os olhos, percebendo a presença divina ao seu lado, questionando se Nossa Senhora veio buscá-la. Em um evento sobrenatural, que ‘arrepia a alma’, a gestante dirá que o bebê está se mexendo, chamando a atenção das duas parteiras presentes.
Com suas últimas reservas de energia, Santinha se esforçará para dar à luz a criança. Jacutinga e Inácia comemorarão o sucesso do procedimento, enquanto José Inocêncio (Humberto Carrão) entrará e acolherá o recém-nascido em seus braços.
Maria Santa instruirá que ele ame o herdeiro tanto quanto ela já o ama. No silêncio do quarto, a protagonista se encontrará novamente com a figura luminosa, com uma posterior tristeza caindo sobre a família do coronelzinho.
Óbito de Santinha na novela das nove da Globo
Indagando por que “a senhora voltou”, Maria Santa experimentará uma sensação de paz envolver todo o seu ser. O autor descreve esse segundo encontro da mocinha com a Virgem Maria como um momento em que a santa lança seu manto sobre ela, aliviando-a da dor e mitigando seu sofrimento. Posteriormente, a personagem será descoberta sem vida.