Nos próximos capítulos da novela Renascer, Jupará e Deocleciano ajudarão José Inocêncio a forjar a própria morte. O rapaz pede que os amigos convidem Belarmino para o seu velório. O bandido vai com Firmino ao evento fúnebre, felizes por terem se livrado de José.
Belarmino mente que comprou a propriedade de José Inocêncio antes dele morrer, mas Firmino não acredita. No velório, os dois bandidos conversam e Belarmino conta vantagem, dizendo que foi ele mesmo quem tirou a vida de José. De dentro do caixão, José Inocêncio ouve tudo.
José Inocêncio levanta do caixão e desmascara Belarmino
José surpreende todas as pessoas presentes no velório, e se levanta do caixão. José confronta Belarmino por suas mentiras e maldades e tenta o obrigar a vender as suas terras para ele na frente das pessoas. Belarmino se sente completamente humilhado e desmoralizado diante de todos.
Furioso pelo que acaba de passar, Belarmino desconta o seu ódio em Firmino, tirando a sua vida. Enquanto isso, José Inocêncio decide ir na casa de Jacutinga buscar Maria Santa. Todos ficam em choque ao vê-lo, pois tinham recebido a notícia de sua morte.
Belarmino é assassinado
Jacutinga impõe uma condição para que José Inocêncio tire Maria Santa de sua casa: precisa se casar com ela e deixará o local com o compromisso selado. José Inocêncio aceita a proposta e procura o padre para fazer o casamento dos dois.
Enquanto isso, Belarmino é alvo de uma emboscada e acaba sendo assassinado. Pouco depois, Nena encontra os corpos de Belarmino e Firmino, e fica muito assustada com a tragédia. Ninguém tem ideia de quem possa ter matado o vilão, mas desconfiam de José Inocêncio.