Em Renascer, o amor entre Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) floresce já no primeiro capítulo. Com o decorrer do tempo, o casal se une em matrimônio e constrói uma família feliz.
Na novela das nove da Globo, a felicidade é oculta pela tristeza quando Santinha falece durante o parto do quarto filho, João Pedro (Juan Paiva). O coronelzinho perde o grande amor da sua vida, em uma cena que arrebenta qualquer coração.
Amor de José Inocêncio e Santinha em Renascer
De acordo com Lais Seguin, do Terra, Maria Santa vive sob a opressão de seu pai, Venâncio (Fabio Lago). Após persistência incansável, ela obtém permissão para participar do cortejo do Bumba Meu Boi, onde tem seu primeiro encontro com José Inocêncio. Ingênua, acredita que engravidou simplesmente por ter trocado um beijo com ele.
Entretanto, o antagonista a expulsa de casa no primeiro capítulo, levando-a a buscar um teto no bordel de Jacutinga (Juliana Paes). É nesse ambiente que José Inocêncio e Maria Santa se reencontram, e meses se passam até que eles decidam se casar.
Após o matrimônio, Maria Santa engravida de fato. Contudo, complicações no parto do caçula levam à trágica morte de Santinha, deixando o patriarca amargurado diante da dura realidade da vida.
Óbito de Maria Santa na novela das nove da Globo
Santinha enfrentará complicações no parto do caçula. Jacutinga, então, revelará a Inocêncio que a vida de Maria Santa está em risco, a menos que se opte por um aborto. O fazendeiro tomará a difícil decisão de salvar a vida da esposa. No entanto, Maria Santa insistirá que a dona do bordel salve a vida do filho.