Em Terra e Paixão, a trajetória de Jonatas (Paulo Lessa) foi, inquestionavelmente, uma das mais comoventes, não apenas pelo seu apoio incondicional aos objetivos de Aline (Bárbara Reis), mas especialmente pela sua incrível capacidade de superação após enfrentar uma tragédia que quase lhe custou a vida.
Na novela das nove da Globo, mesmo com as sequelas que permaneceram, deixando-o possivelmente incapaz de voltar a andar, isso torna-se insignificante diante da percepção de que seu verdadeiro destino é estar com Graça (Agatha Moreira) e Danielzinho.
Dramas de Jonatas em Terra e Paixão
Segundo Marcos Henderson, do Diário 24h, enfrentando a paraplegia, Jonatas demonstrou uma notável adaptação à sua nova rotina e revelou bravura ao tentar impedir, mesmo sem sucesso, o sequestro do bebê de Graça nos episódios recentes.
Apesar de não conseguir evitar que Irene (Glória Pires) tomasse a criança para si, essa experiência marcante se torna um ponto de virada para o filho de Gentil (Flavio Bauraqui). A partir desse momento, o rapaz reconhece que não há razões para teimosia, especialmente diante das novas limitações físicas.
A aflição que outrora envolvia Jonatas, como uma profundidade distante da superfície, transformou-se em um renascimento do romantismo que há muito tempo se ausentava da vida do produtor rural.
Lindo final na novela das nove da Globo
Depois de dedicar-se a Aline ao longo de toda a novela, recebendo apenas a admiração da mocinha como amiga, Jonatas nota que pode construir uma vida serena ao lado de Graça. Assumindo o papel de cuidador de Danielzinho como se o bebê fosse seu próprio filho, ele demonstra uma determinação inabalável de constituir uma família com a loira.