Dentro do confinamento no reality show Big Brother Brasil 2024, um dos principais desafios para os competidores são as temidas provas de resistência. Nesta temporada, a primeira disputa dessa natureza durou incríveis 19 horas, período no qual os jogadores precisaram sobreviver ao frio, sono e fome, além do incômodo de permanecer na mesma posição por tanto tempo.
Inevitavelmente, submeter um ser humano a essas condições pode trazer sérios riscos à saúde. De acordo com o médico ortopedista Mauricio Martelleto, o grande problema nas provas de resistência do Big Brother Brasil diz respeito à necessidade de os competidores ficarem em pé sem descanso por várias horas, causando severos danos, sobretudo à saúde da coluna vertebral.
Provas de resistência do BBB podem causar danos à coluna
De acordo com o profissional da área da saúde, ficar em pé por longos períodos de tempo pode fazer com que a pelve seja empurrada para trás. A consequência é imediata, provocando pressão sobre os tecidos moles que preenchem a coluna, aumentando assim a curvatura da região lombar para além do ângulo considerado normal e saudável.
Como se não bastasse, o médico em questão assevera que as provas de resistência podem causar a contração e o espasmo dos músculos situados na parte inferior das costas. Como consequência, existe um desgaste da musculatura e das articulações, além de dores nos nervos da coluna, como é comum ver os confinados no reality show reclamando.
Danos se estendem a outras partes do corpo
Engana-se quem imagina que os danos das provas de resistência são apenas na coluna do competidor. O médico em questão assevera que zonas como pé, tornozelo, joelho, quadril e lombar podem ser igualmente afetadas, causando problemas na saúde dos competidores.