Nos últimos capítulos da novela Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos), começará a pagar por toda a sua truculência ao longo da trama. O bandido fez o que bem entendeu por um longo período, pagando capangas para tirarem a vida de seus desafetos.
Agora, chegou a hora de todos os seus crimes se tornarem públicos. Sabendo que Antônio tem influência e dinheiro o suficiente para comprar policiais e juízes, saindo sempre da prisão e abafando os casos em que está envolvido, Aline decide o expor na imprensa.
Entrevista de Aline destrói reputação de Antônio
Rodrigo conversará com Caio para que Aline possa dar uma entrevista para um jornalista, e assim expor todo o seu sofrimento publicamente, impedindo que Antônio tente calar quem falar sobre o assunto. Aline aceita ser entrevistada e conta tudo o que tem sofrido por causa da maldade de Antônio, o que inclui o seu recente sequestro.
Antônio deixa a prisão e o mesmo jornalista que falou com Aline dá a chance de o fazendeiro dizer sua versão dos fatos, mas acaba hostilizado por ele. As imagens da abordagem são divulgadas na internet pelo jornalista. Após a exibição da reportagem na TV, parceiros comerciais viram as costas para Antônio e quebram contratos milionários com as empresas La Selva.
Antônio perde o respeito dos filhos e aliados
Antônio já não pode contar com Marino há algum tempo, e por isso manda matar a esposa do delegado. Caio, que já não se dava bem com o pai por conta de suas maldades contra Aline, perde todo e qualquer respeito por Antônio após ele sequestrar sua noiva.
Petra se cansa de tanta maldade e também dá as costas para o pai, decidindo depor contra ele. Ramiro, que foi braço direito do vilão, aceita uma proposta feita por Marino e decide entregar todos os crimes de Antônio para a polícia. O vilão então fica sozinho e correndo o risco de ser preso por tempo indeterminado por tantos crimes.