Com a coragem renovada após pôr Dirceu (Eriberto Leão) na cadeia, Petra (Debora Ozório) começará a reparar nos atos estranhos de sua família em Terra e Paixão. Ela perceberá uma boa quantidade de coisas questionáveis, mas só cairá em si depois de flagrar uma conversa suspeita entre Antônio (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires).
Os dois terão uma briga feia após o atentado contra Lucinda (Débora Falabella), e a agrônoma concluirá que eles estão envolvidos no crime.
Petra e Caio procuram Marino após o atentado
Cansada de ser omissa, Petra recorrerá à polícia praticamente na mesma hora. Marino (Leandro Lima), contudo, tentará manter a cabeça fria. Apesar de saber de várias atrocidades cometidas pelo vilão, e desesperado pelo quadro de saúde da esposa, o delegado não terá provas suficientes para incriminar Antônio. Petra, no entanto, estará certa em suas suspeitas. Antônio, de fato, contratou um matador de aluguel para eliminar Lucinda, numa tentativa de vingança contra Marino, que o colocou na cadeia semanas antes pelo sequestro de Aline (Barbara Reis).
O crime cometido por Antônio surge como um ato de vingança impensada, que logo será descoberto. Irene, furiosa com a pressa e imprudência do marido, acaba sendo flagrada por Petra durante uma discussão acalorada. A agrônoma, apesar de não ouvir todos os detalhes, decide fugir de casa e buscar asilo com Caio (Cauã Reymond). Juntos, eles se dirigem à delegacia para relatar os acontecimentos.
Petra faz denúncia e Antônio é preso
Na delegacia, Petra confronta Marino com suas suspeitas. “É isso, delegado. Eu tenho certeza de que foi meu pai que encomendou a morte da Lucinda“, diz ela. Marino questiona a base de suas afirmações, e Petra relata o que presenciou: a briga de seus pais e as acusações de Irene contra Antônio. Ela admite que sempre observou atos e conversas suspeitos, mas nunca teve coragem de admitir a verdade sobre seu pai.
Segundo Sabrina Castro, colunista do Notícias da TV, o depoimento de Petra será decisivo para iniciar um processo contra Antônio e Irene. Com as investigações avançando, os dois acabam sendo presos, encerrando a novela com a justiça sendo feita. Sem possibilidade de redenção, o destino de Antônio e Irene na cadeia marca o fim de uma trama repleta de suspense e reviravoltas.