No final da novela Um Refúgio Para o Amor, Luciana ficará arrasada com a morte de Patrício. O rapaz morre tentando realizar o seu sonho de voltar a andar. Quase seis anos antes, ele se acidentou escalando uma montanha e acabou ficando em uma cadeira de rodas.
Semanas após a morte de Patrício, Matilde procura Luciana e entrega uma carta do rapaz, escrita na noite anterior ao procedimento cirúrgico que ceifou sua vida. Luciana lê a carta e descobre que Patrício era apaixonado por ela, e que ele prometeu continuar protegendo de onde ele estivesse após a morte.
Luciana homenageia Patrício
Após a morte do cunhado, Luciana fica grávida de Rodrigo. A mocinha se torna uma segunda mãe para Alexia, já que Clara nunca mais retorna para visitar a filha desde que fugiu com a mãe. O bebê de Luciana é um menino.
Para homenagear o cunhado, Luciana o batiza com o nome de Patrício. O novo bebê é uma alegria na vida de Jana, Paz e Claudio. O advogado se sente completo ao ver a alegria da filha e dos netos. Também se apega a Alexia, que apesar de não ser sua neta, a trata como se fosse, pois Luciana passa a amá-la como uma filha.
Luciana e Rodrigo se casam
Luciana e Rodrigo se casam de forma nada convencional. Após a benção do padre Honesto em uma cerimônia na mansão dos Torreslanda, Luciana e Rodrigo se casam na montanha, em um ritual feito por um líder indígena.
O casamento é marcado por momentos sobrenaturais em que o casal jura amor e respeito. A partir dali, Luciana e Rodrigo finalmente encontram um refúgio para aquele amor que tanto foi oprimido, seja pela maldade das vilãs, seja pela ingenuidade de Rodrigo em se deixar manipular.