No penúltimo capítulo da novela Um Refúgio Para o Amor que será exibido pelo SBT nesta segunda-feira, 18 de dezembro, Luciana ficará furiosa com a confissão de Roselena contando que foi ela quem roubou seu bebê.
Luciana implora que ela diga onde está o menino, enquanto Rodrigo chega na casa e conversa com Máximino sobre a saúde mental de Roselena. Máximino lamenta o estado de Roselena, enquanto Rodrigo parece indiferente. Jorge telefona para o empresário durante a conversa com Rodrigo, e revela que localizou o médico que pode operar Patrício.
Rodrigo descobre que a própria mãe raptou seu filho
Roselena só sabe chorar e falar de sua culpa pelo que fez, e Luciana parte para cima da vilã, perguntando onde está o seu filho. Rodrigo adentra o quarto neste momento e tira Luciana de cima de sua mãe. Luciana revela para Rodrigo que Roselena acaba de revelar que foi ela quem roubou o filho dos dois.
Rodrigo fica chocado e, ao mesmo tempo, muito furioso, agarrando a mãe e exigindo saber onde está o seu filho. Roselena chora, diz que não sabe e revela que o roubou e entregou para Clara. “Clara o tem, eu não fui. Eu não tenho culpa”, dirá a vilã, completamente atormentada pela culpa de suas maldades.
Rodrigo confronta Clara
Rodrigo retorna para seu apartamento e pede que a ex-esposa o visite. Clara chega e Rodrigo quer brindar pela mulher mais perversa que já conheceu. Clara pergunta se o ex está se tornando um alcoólatra. Rodrigo agarra Clara e a sacode, gritando e exigindo saber onde está o seu filho.
Clara nega qualquer envolvimento com o rapto do menino, diz que Roselena é louca e que ameaçou se vingar dela, caso se divorciasse. Apesar da loucura de Roselena ser um fato incontestável, Rodrigo não acredita na inocência de Clara.
Luciana agride Clara e confirma sua maldade
Luciana chega nesse momento gritando com Clara. Rodrigo tenta resolver a situação, mas Luciana pede para que ele a deixe sozinha com a inimiga. Rodrigo vai para o quarto e deixa as duas na sala. Luciana pergunta para Clara onde está o seu filho. Clara avisa que vai processá-la por difamação por ficar a acusando de ter roubado o seu filho.
Luciana sacode a rival repetindo a mesma pergunta. Brígida interrompe a briga e entrega para Luciana a pulseirinha que encontrou na bolsa de Clara. A pulseira é a mesma que Mateo usava no berçário da maternidade no dia do rapto. Luciana dá um tapa em Clara, que não revida, mas sorri, dizendo que aquela pulseirinha é tudo o que Luciana conseguirá ter de seu filho.
Testamento de Aquiles
Madalena vai com a filha a contragosto na leitura do testamento de Aquiles. Atilindo e Procópio, fiéis funcionários do empresário, também estão presentes. Aquiles deixa uma propriedade para Atilindo, que fica surpreso com a novidade. Procópio fica com a bodega e outras propriedades, e é chamado por Aquiles no testamento de “amigo”.
Madalena e Violeta ficam com a casa e várias propriedades de Aquiles, tornando-se as novas donas da cidade interiorana. Madalena fica surpresa com a atitude de Aquiles. Violeta chora ao perceber que seu pai realmente mudou após aceitá-la como filha.
Patrício descobre que Mateo é seu sobrinho
Chelo leva Patrício ao local em que encontrou Mateo cinco anos atrás. Chelo o leva no vagão em que mora com o menino e Patrício conhece o garoto. Mateo estranha que um desconhecido saiba seu nome e logo descobre que Patrício é irmão de Rodrigo.
O menino fala que Alexia está o ensinando a escrever e Patrício pede para ver o que ele já conseguiu fazer. Mateo diz que antes vai tirar a blusa. Patrício o ajuda, vê a medalha religiosa e tem certeza que se trata do sobrinho. Chelo diz que Mateo já usava a medalha quando o encontrou. Patrício revela para o menino que é o seu tio.
Jana abandona Roselena e Brígida pede perdão
Jana vai à mansão ver a mãe. A jovem é educada e gentil com a mãe, mas quando Roselena pergunta quando ela retornará, Jana diz que nunca. A moça afirma que nunca mais a mãe voltará a vê-la, e vai embora.
No apartamento de Rodrigo, Luciana fica aflita, enquanto Rodrigo sai atrás de Clara para tentar descobrir o paradeiro do filho. Brígida aproveita para pedir perdão para Luciana pelas maldades que ajudou Roselena cometer contra ela, mas deixa claro que não teve nada a ver com o desaparecimento de seu filho. A ex-governanta dos Torreslanda diz que encontrou a pulseirinha a pouco tempo e não sabia o que fazer com ela, até aquele momento.
Luciana descobre que Mateo é seu filho
Após ouvir o perdão de Brígida, Luciana escuta alguém bater na porta. Brígida atende e é Patrício com Mateo e Chelo. O menino se aproxima de Luciana e a abraça. Patrício revela para Luciana que Mateo é seu filho. Chelo mostra a medalha. Luciana chora e pede perdão ao menino.
Rodrigo chega com Alexia e Luciana conta que Mateo é o filho que eles tanto procuraram. Rodrigo fica eufórico e abraça o menino. Enquanto isso, Clara tenta fugir com a mãe, mas descobre que Mirko embarcou na sua frente. July sofre um acidente no aeroporto.