Causa da morte de Matthew Perry, o eterno Chandler de Friends, é revelada: ‘efeitos agudos da quetamina’

Ator faleceu em outubro, aos 54 anos, e deixou os fãs da série Friends enlutados em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Matthew Perry, o Chandler de Friends, faleceu aos 54 anos em outubro. Nesta sexta-feira (15), foi divulgada a causa da morte do ator. A quetamina, anestésico geral empregado em procedimentos cirúrgicos, sendo ocasionalmente usado em doses mínimas para tratar a depressão, causou a morte. “Efeitos agudos quetamina”, diz o laudo.

O relatório toxicológico indicou que Matthew Perry havia se submetido a uma terapia de infusão de quetamina para tratar depressão e ansiedade cerca de uma semana e meia antes de seu falecimento. O efeito foi a aceleração do ritmo cardíaco e dificuldade respiratória. Perry se afogou na banheira de sua mansão.

Resultado da autópsia no corpo de Matthew Perry

Na autópsia do ator, não foram encontradas evidências de outras drogas, como fentanil, cocaína, metanfetamina,  e heroína. Não havia também sinais do consumo de álcool. As autoridades também não encontraram narcóticos ilícitos na casa dele, em Los Angeles.

De acordo com o site TMZ, o relatório do legista revela que Perry estava em terapia de infusão de quetamina por algum tempo, mas seis meses antes de seu falecimento, um novo médico determinou que ele estava suficientemente bem para não necessitar do tratamento com tanta frequência. 

Quetamina

A quetamina é usada como anestético. No Brasil, desde novembro de 2020, o medicamento pode ser utilizado no tratamento de pacientes com depressão. A autorização foi aprovada pela Anvisa. O uso está restrito a hospitais e clínicas de saúde. A quetamina também tem efeitos alucinóginos e é uma das drogas usadas no “Boa noite, cinderela”.