Interpretado por Eriberto Leão, Dirceu chegará em Terra e Paixão causando um verdadeiro reboliço na trama. Apresentado como o irmão de Irene, o personagem retornará à Nova Primavera e logo será apontado por Petra como o homem que a abusou quando ela ainda era uma menina.
Mentindo sobre a sua verdadeira face, Dirceu deixará a máscara cair e acabará confessando o que fez com a sobrinha na infância após ser pego em plano arquitetado pela polícia com a ajuda de Petra. Na reta final da trama, o criminoso será detido e receberá o que merece na trama escrita por Walcyr Carrasco.
Dirceu revela que abusou de Petra
Disposta a fazer Justiça e colocar o tio atrás das grades, Petra irá procurar Marino e contará tudo o que sofreu nas mãos do tio abusador. A partir daí, a polícia se unirá à agrônoma e colocará em prática um plano para prender o irmão de Irene, que acabará revelando que abusou da sobrinha.
Em uma cachoeira, Petra terá um encontro armado pela polícia com Dirceu e conseguirá ajudar as autoridades a colocar o crápula na cadeia. Na ocasião, o bandido confessará que realmente abusou da sobrinha no passado e será capaz de cometer uma nova atrocidade com a agrônoma.
Petra quase morre afogada
Após terrível confissão, Dirceu partirá para cima de Petra, tentará agarrar a sobrinha novamente e ainda será capaz de colocar a vida da agrônoma em risco. Furioso, o criminoso tentará afogar a filha de Irene e Antônio, mas será impedido por Marino, que entrará em ação e levará o crápula direto para a cadeia.