Nas emoções finais da novela Um Refúgio Para o Amor, Patrício conhecerá Chelo e ao visitaro local em que Mateo foi encontrado, e a história de como o menino entrou na vida do ex-tenor, começará a desconfiar que o garoto pode ser seu sobrinho. Patrício irá com Chelo até o vagão em que ele vive com o menino e não restará mais nenhuma dúvida.
Patrício conta para Mateo que é o seu tio e depois vai para o apartamento de Rodrigo com o sobrinho e Chelo. No local não encontrará Rodrigo, mas Luciana estará aflita após descobrir que Roselena e Clara são as responsáveis pelo desaparecimento de seu filho.
Luciana descobre que Mateo é seu filho
Patrício diz para Luciana que Mateo é seu filho. Ela fica em choque e Chelo mostra a medalhinha que o menino usava quando foi encontrado por ele. Luciana abraça a criança, chora e começa a clamar pelo seu perdão por tê-lo deixado desaparecer.
Chelo diz que teve medo de procurar as autoridades e ser acusado de roubar crianças, bem como se apegou ao menino, dando um novo rumo em sua vida. Mateo pede para Luciana para ele viver com Chelo e ela percebe o quanto seu filho teve sorte de estar com uma pessoa que o amou e o tratou bem todos esses anos.
Luciana conta para Rodrigo que Mateo é filho dos dois
Rodrigo chega em casa com Alexia, e estranha a presença do irmão, de Chelo e de Mateo. Luciana se aproxima dele emocionada e revela que Mateo é o filho perdido dos dois. Rodrigo fica feliz e se aproxima de Mateo.
Rodrigo pergunta se o menino é seu filho e Mateo confirma. Rodrigo fica eufórico, abraça o menino e depois o levanta nas alturas, comemorando que finalmente reencontrou o filho. Rodrigo segura Mateo no colo, enquanto Luciana pega Alexia. O quarteto se abraça, feliz que agora estão completos. Patrício, Chelo e Brígida observam a cena.