Em Terra e Paixão, Agatha (Eliane Giardini) teve um desfecho trágico, encerrando sua jornada de maneira impactante. Agora, a trama se concentra em desvendar o mistério por trás de quem é o responsável pelo óbito da vilã.
Na novela das nove da Globo, essa investigação pode perder parte de sua importância com a introdução de um novo personagem, que promete agitar as tramas de Walcyr Carrasco. Enquanto isso, a revelação sobre o autor do abuso contra Petra (Débora Ozório) permanece em suspense.
Chegada de pessoa cruel em Terra e Paixão
Segundo Roberto Campelo, do Resumo das Novelas, a chegada de um personagem ainda pior que Agatha chega no dia 14 de dezembro. Dirceu (Eriberto Leão) irmão de Irene e, por conseguinte, tio de Petra, chega na reta final da trama.
Sua última visita à cidade coincidiu com a fase em que a personagem de Débora Ozório era apenas uma criança, desencadeando um evento traumático que levou a jovem a depender de medicamentos e a evitar contatos físicos com homens. Essa dinâmica transformou-se completamente quando Petra cruzou o caminho de Hélio (Rafael Vitti).
O retorno de Dirceu à cidade despertará desconforto em Petra, levando-a a buscar auxílio em sua terapeuta. Inicialmente, hesitará em afirmar se foi ele quem a traumatizou, mas, mediante o suporte terapêutico, a agrônoma conseguirá recordar detalhes cruciais do episódio doloroso de sua infância.
Prisão de Dirceu na novela das nove da Globo
O desenrolar da trama revela o destino do mais recente personagem, culminando em sua prisão ao cair em uma cilada engendrada por Petra e ser surpreendido por Marino (Leandro Lima) confessando o delito. Diante desse desfecho, Irene, mãe de Petra, oferecerá apoio à filha em meio a esse período desafiador, enquanto carrega consigo o peso da culpa por não ter percebido previamente o mal perpetrado por Dirceu.