Nas emoções finais da novela Um Refúgio Para o Amor, Patrício desconfiará que Mateo pode ser o filho de Luciana e Rodrigo. A essa altura, Chelo já terá confessado que o menino não é seu filho biológico, mas que o encontrou em uma noite de tempestade, teve medo de o devolver e ser acusado de sequestro e depois acabou se apegando.
Patrício visitará o menino em sua casa. Mateo estará desenhando e treinando as letras que Alexia ensinou. O garoto diz para Patrício que ainda não pode ir na escola, mas que Alexia tem o ensinado a ler e escrever. O menino diz que vai mostrar o que já sabe, mas antes deseja tirar a blusa, pois está com calor.
Patrício descobre que Mateo é seu sobrinho
Patrício ajuda o menino a tirar a blusa e vê uma medalha pendurada no pescoço de Mateo. Patrício fica emocionando e começa a chorar. Mateo começa a dizer as letras que já sabe identificar e mostra um “M” de Mateo bem grande que desenhou no caderno.
Mateo vê que Patrício está chorando e diz para ele que não é para tanto chorar pelo que fez no caderno. Patrício então pergunta se aquela medalha é dele. Chelo responde pelo menino, dizendo que ele usava a medalha no dia em que o encontrou.
Patrício conta para Mateo que é seu tio
Patrício segura a medalhinha de Mateo nas mãos e diz que aquela joia foi ele que deu no dia em que nasceu, quando ainda estava no hospital. Mateo se vira para Chelo e diz que não entende, perguntando se é verdade. Patrício revela que é irmão do pai do menino: “Sou seu tio. Seu tio Patrício”.
O menino fica surpreso, mas logo entende que é verdade. Patrício pede para Chelo o acompanhar até a casa do irmão, pois ele e Luciana estão aflitos sem saber o paradeiro do filho e merecem descobrir a verdade.