Terra e Paixão revisitará uma trama que já foi explorada em Além da Ilusão (2022). Nessa reviravolta, Irene (Gloria Pires) cometerá o homicídio de Sidney (Paulo Roque) por meio de facadas, envolverá o corpo em um tapete e incumbirá Ramiro (Amaury Lorenzo) de se livrar do corpo.
A estratégia para ocultar o cadáver de um homem assassinado é a mesma que Úrsula (Bárbara Paz) utilizou na novela das seis no ano anterior. A víbora da trama de época eliminou seu amante, Abel (Adriano Petermann), com um tiro. Posteriormente, ela coagiu seu próprio filho, Joaquim (Danilo Mesquista), a fazer o corpo desaparecer, também enrolado em um tapete.
Cena se repete em Terra e Paixão
Conforme Márcia Pereira, do Notícias da TV, embora seja desafiador evitar repetições de tramas em novelas, a produção das nove da Globo frequentemente incorpora elementos familiares ao público. Agatha (Eliane Giardini) está gradualmente envenenando seu marido.
Antônio (Tony Ramos) se manifestará com sinais de confusão mental. Aqueles que acompanharam Amor à Vida (2013) recordarão que Aline (Vanessa Giácomo) envenenou seu marido, César (Antonio Fagundes), até privá-lo da visão.
Na trama atual das nove da Globo, Petra (Debora Ozório) e Luigi (Rainer Cadete) trabalharão para mitigar os impactos na saúde de Antônio. Atentos à nova esposa do fazendeiro, eles prontamente chamam um médico para cuidar dele.
Trama semelhante a Amor Perfeito
Recentemente, a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, também destacou que a trama de perda de memória de Vinícius (Paulo Rocha) segue uma linha narrativa similar a outra, apresentada em Amor Perfeito (2023). Na novela das seis, Leonel (Paulo Gorgulho) foi alvejado nos primeiros capítulos, permanecendo ausente na maior parte da trama.