Terra e Paixão reserva fortes emoções para seus próximos capítulos, a começar por uma triste revelação que será feita por Graça em conversa particular com Petra. Segundo informações da colunista Carla Ribeiro, do Observatório da TV, do UOL, o homem que abusou de Petra entrará na trama e terá a identidade revelada pela primeira vez. Ao tomar ciência de quem é o abusador, a mãe de Danielzinho confessará que também foi vítima do criminoso.
Depois de muitas especulações sobre quem seria a pessoa responsável por fazer tanto mal à Petra na infância, será exposto que a agrônoma sofreu abusou do próprio tio, irmão de Irene. Para interpretar o personagem, Eriberto Leão entrará na novela e dará vida a Dirceu, o criminoso que tanto assombra as lembranças de Petra.
Petra investiga Dirceu
Com a chegada de Dirceu em Nova Primavera, Petra constatará que o tio foi o homem que a abusou na infância e começará a investigar o irmão de Irene para descobrir se ele fez outras vítimas. Com seu abusador hospedado dentro de sua própria casa, a agrônoma passará por momentos tensos e decidirá sondar Irene sobre o passado do tio.
Sem saber que Dirceu é o homem que abusou de Petra e que a filha vem investigando a vida do irmão, Irene contará que Graça morria de medo do homem na infância. Intrigada, a agrônoma procurará pela mãe de Danielzinho para saber mais sobre o assunto.
Graça também sofreu abuso do tio de Petra
Questionada por Petra se Dirceu havia cometido algum abuso contra ela na infância, Graça irá titubear em um primeiro momento, mas contará toda a verdade após descobrir que o irmão de Irene abusou da agrônoma. A dona da boutique de Nova Primavera confessará que ele a tratava de modo estranho e passará a ter a certeza de que também foi vítima do criminoso. Após os tristes relatos, as duas irão se unir e não irão descansar até Dirceu pagar pelos seus crimes.